Questionário aplicado a jovens estudantes do Ensino Médio que residem na cidade de Morretes

Voltar

Questão 1

Quando o assunto é Morretes, qual a primeira coisa que surge a sua cabeça?

 

RESPOSTAS

 

FREQUENCIA DAS RESPOSTAS

Paisagens e Natureza

11

Serras e Morros

09

Nada Lembra

09

Cidade Maravilhosa

07

Falta de Emprego

07

Pontos Turísticos

06

    Na tabela acima estão as respostas que mais se repetiram na apresentação da primeira pergunta do questionário, a única questão aberta, onde se pretendeu verificar qual a representação encontrada na palavra Morretes. É possível perceber que os jovens valorizam a Natureza local da cidade, ao citar Paisagens, Serras, Morros, Pontos Turísticos, e até mesmo, Cidade Maravilhosa. Relataram em suas respostas, a internalização da imagem paisagística, o que vêem a todo instante, considerando que Morretes esta cercada de paisagens e natureza densa que incluem morros, serras e o próprio nome deriva deles. É também por essas características que Morretes é conhecida como ponto turístico. Da mesma forma que evidenciam aspectos positivos da cidade fizeram queixas a falta de emprego. Levando-se em conta o momento político vivenciado atualmente, esta repetição de respostas, mostra ser, a falta de emprego, a preocupação de uma geração que está se desenvolvendo e precisa de garantia e segurança econômica para permanecerem onde estão. Essa questão pode ser o motivo pelo qual, existiu um grande número de pessoas que ao responder disseram que nada lembram quando pensam em Morretes, evidenciam assim, uma possível falta de perspectiva em relação ao local em que vivem.

Questão 2

Você sabia que antigamente a cachaça que era produzida em Morretes, foi considerada e 2ª melhor cachaça do Brasil? Diante desta informação, você acha importante à retomada da produção de aguardente que está acontecendo na cidade?

1- ( ) Sim, pode trazer lucro e turistas para cidade

2- ( ) Não, são poucos os que apreciam a cachaça, geralmente quem freqüenta bares

3- ( ) Sim, seria também importante para valorizar mais a cidade e se possível ganhar dinheiro com isso.

Percebe-se pelo gráfico que ao contrário dos que não vêem importância na produção de cachaça (5), 46 pessoas acreditam que ela pode trazer lucro e desenvolvimento para cidade. Outro fator a ser ressaltado é o fato de valorizar mais a cidade que foi optado por 29 jovens, dos 80 entrevistados.

Questão 3

Você acha que a essa retomada da produção de aguardente em Morretes, veio só para recuperar a economia do município ou ela também veio para recuperar um pouco da tradição e história da cidade?

1- ( ) Sim, recupera a economia e a tradição

2- ( ) Não, somente a economia

3- ( ) Não somente a tradição

4- ( ) Não recupera nada

Na questão 3, realizada com 80 jovens, as respostas foram quase unânimes, já que 68 jovens, acreditam que a retomada da produção de aguardente veio para recuperar a economia e a tradição. Apenas 1 jovem acredita que só recuperaria a economia. E 8 deles, acham que a única recuperação seria a da tradição. Contudo 3 acham que a volta da produção de cachaça não recuperará nada, resposta que pode ser fruto do descompasso entre o poder cultural exercido pela cachaça e a maneira como ela foi apresentada a esses jovens, que desencadeou uma visão crítica, por associar a bebida à droga, ou um produto extremamente nocivo .

Questão 4

Você acredita que a cachaça pode ajudar no desenvolvimento da cidade de Morretes?

1-( ) Sim, já ouvi falar muito sobre a cachaça morreteana, através de parentes e amigos

2-( ) Não, nunca pensei que a cachaça pudesse estar relacionada ao desenvolvimento de Morretes

     No gráfico acima, em que a pergunta envolvia o conhecimento do passado da cachaça morreteana e se ela poderia ajudar no desenvolvimento da cidade, 65 pessoas já ouviram falar sobre a aguardente e acreditam que ela pode voltar a auxiliar no desenvolvimento da cidade. Apenas 15 dos oitenta jovens entrevistados, não acham que pode existir uma relação entre produção de cachaça e desenvolvimento. Entretanto a grande maioria já tinha ouvido falar algo sobre ela, comprovando a sua popularidade e o grande efeito histórico ocorrido, capaz de se poder identificar nos jovens de hoje, vestígios de sua estória, mesmo depois de tanto tempo.

Questão 5

De que forma você acha que deveria ser feito a venda da cachaça que voltou a ser produzida na cidade?

1- ( ) Venda para turistas em especial

2- ( ) Através da exportação

3- ( ) Com uma maior divulgação nas cidades próximas e com o tempo no Paraná

     Este gráfico visa observar a maneira pelo qual os jovens acreditam que deveria ser feita a venda da cachaça. Pode-se observar que 14 deles optaram pela primeira opção, achando que a melhor maneira seria através da venda para turistas em especial, que teriam a necessidade de vir até a cidade para buscar o produto, mantendo em alta o turismo na região. Vinte nove deles, acham que a melhor venda seria através da exportação, mandando para outros países toda cachaça produzida na cidade. E 37, a maioria, acreditam que fazendo uma maior divulgação nas cidades próximas e com o tempo no Paraná, é a melhor maneira de vender a cachaça produzida na cidade, mantendo o produto no estado.