Questionário aplicado a adultos acima de 45 anos, moradores da cidade de Morretes

Voltar

Questão 1

Quando o assunto é Morretes, qual a primeira coisa que surge a sua cabeça?

RESPOSTAS

FREQUENCIA DAS RESPOSTAS

Tranquilidade

15

Turismo

10

Rio Nhundiaquara

07

Desemprego

07

Barreado

04

     A tabela mostra que para a população morreteana acima de 45 anos, a tranqüilidade representa muito bem a cidade de Morretes, visto que ela apareceu em mais de 18% das respostas para esta primeira pergunta do questionário. Levando-se em conta características da população abordada, tranqüilidade e turismo seriam aspectos positivos enfatizados pelos entrevistados. Em contra partida, encontra-se o desemprego, um fator social e econômico que também afeta a população acima de 45 anos. O Rio Nhundiaquara e o Barreado podem ser entendidos como parte das respostas tranqüilidade e turismo. O Rio sendo parte da tranqüilidade vivenciada na cidade é também um cenário visível em toda parte, está ao alcance do olhar do morretense. O Barreado, uma comida típica do local, a atração diferenciada que motiva o turismo.

Questão 2

Você sabia que antigamente a cachaça que era produzida em Morretes foi considerada a 2° melhor cachaça do Brasil? Diante dessa informação, você acha importante à retomada da produção de aguardente que esta acontecendo na cidade?

1- ( ) Sim, pode trazer lucro e turistas para cidade

2- ( ) Não, são poucos os que apreciam a cachaça

3- ( ) Sim, seria importante para valorizar mais a cidade, se possível ainda ganhar dinheiro com isso

     Na 2ª questão realizada com 80 pessoas entre homens e mulheres, com mais de 45 anos, houve um equilíbrio entre a 1ª opção e a 2ª, totalizando 30 e 29 respectivamente, ou seja 30 pessoas acreditam que a cachaça pode ser importante para melhoria do turismo e fonte de lucro para cidade, entretanto, 29 acham a retomada da produção pode vir para valorizar mais o município e em segundo plano, se possível atrair lucro para cidade. Na 2ª opção 13 pessoas, acham que não é importante para cidade já que destina-se a poucas pessoas. Contudo 8 dessas 80 pessoas optaram pelas duas opções, a 1ª e a 2ª, pois acreditam que a retomada da produção pode vir a ser importante na valorização da cidade e com isso atrair turistas e conseqüentemente, o lucro, estariam interligadas.

Questão 3

Você acha que a essa retomada da produção de aguardente em Morretes, veio só para recuperar a economia do município ou ela também veio para recuperar um pouco da tradição e história da cidade?

1- ( ) Sim, recupera a economia e a tradição

2- ( ) Não, somente a economia

3-( ) Não somente a tradição

4- ( ) Não recupera nada

     Na 3ª questão, relacionada a que, realmente a cachaça veio recuperar, a opção foi quase unânime. 59 pessoas acreditam que a cachaça pode recuperar a economia e a tradição da cidade. 2, acham que apenas é possível recuperar a economia, por serem contra a retomada da produção. 10, não acham possível a recuperação da economia, já que o município possuiu outras fontes maiores de renda, acreditando assim mais num resgate da tradição. 7, delas são totalmente contra a retomada da produção, por não compreenderem o poder cultural que a cachaça pode estabelecer, muitas delas possuem netos e amigos que viraram alcoólatras por beberem muito a cachaça, e acham que não deveria nem ser produzida. Apenas 1 pessoa, preferiu não opinar, decorrente da sua religião, não poderia dizer se recuperaria ou não a tradição, algo que é tão nocivo, por isso preferiu ir para outra questão.

Questão 4

Você acredita que a cachaça pode ajudar no desenvolvimento da cidade de Morretes?

1- ( ) Sim, já ouvi falar muito sobre a cachaça morretiana, através de parentes e amigos

2- ( ) Não, nunca pensei que pudessem estar envolvida ao desenvolvimento de Morretes

     Na questão que relacionava a popularidade aliada ao desenvolvimento, verificou que 56 pessoas acima de 40 anos, moradores da cidade, já ouviram falar sobre a cachaça morreteana e sua história através de parente e amigos, por isso acreditam que ela realmente pode ajudar no progresso da cidade. Das 80 entrevistadas, 23 não pensavam que ela poderia estar relacionada ao desenvolvimento da cidade. Por fim uma pessoa escolheu as duas alternativas, por saber da popularidade da cachaça, mas não acreditam que pode ajudar novamente no desenvolvimento da cidade.

Questão 5

De que forma você acha que deveria ser feita a venda da cachaça que voltou a ser produzida na cidade?

1- ( ) Venda para turistas em especial

2- ( ) Através da exportação

3- ( ) Com uma maior divulgação nas cidades próximas e com o tempo no Paraná

     Na última questão, da qual foi elaborada o gráfico, surgiram 2 novas opiniões, já que não encaixavam nas alternativas de como deveria ser feito a venda da cachaça. 21 pessoas acham que a melhor maneira de vendar a aguardente, seria vendendo para turistas em especial, por acreditarem que valorizaria mais a cachaça e a cidade se as pessoas tivessem que vir até Morretes para comprá-la. 23, delas acham que a melhor maneira é exportando. 27 pessoas acreditam que a cachaça deve ser vendida e divulgada, nas cidades próximas e com o tempo no Paraná. Apenas 1 pessoa, acha que não deveria ser vendida, pois esta não ajudaria em nada. Foram escolhidas por 6 pessoas duas opções, pois acham importante a venda para os turistas, mas acreditam que divulgando no Paraná atrairá mais turistas à cidade e conseqüentemente o lucro.