Voltar

Babico

 

Vídeo Babico
56k - AV

     Toda a cidade do interior adota o seu louco. É uma forma que o povo encontra para mostrar a sua cidade o que é o normal e o que é o anormal. Os centros urbanos fazem a mesma coisa, só que colocam os loucos no manicômio. Morretes adotou Babico, mas não como um louco, e sim como um aluado.


Babico

     Babico é um morretense exótico que vive perambulando pelas ruas de Morretes. Sempre descalço e com um rádio nos braços, Babico tem na rua sua referência de mundo. É lá que ele vive. Morretes adotou Babico do jeito que ele é. Acanhado, descalço e aluado.
Na cidade grande, ele seria recolhido da rua e internado como um louco.
Aqui, a loucura se curva perante as mudanças da lua e a cultura do povo. Isto permite que Babico faça da rua a sua própria casa. Nas sociedades tradicionais como Morretes, a loucura é integrada pela cultura e o louco vira gente, mesmo que aluado.

Babico caminha 40 anos pelos paralelepípedos de Morretes. O visitante desatento poderá pensar que Babico está a procura de um sentido, no entanto suas caminhadas são o sentido de uma parte da história de Morretes.