Identidade Cultural

Há dois motivos que podem justificar a crise econômica brasileira.
Em primeiro lugar, porque o Brasil está sem ética. Em segundo lugar, porque a sociedade brasileira está sem homens. Se aquilo que constrói os homens são suas crenças, seus costumes e seus valores, então finalmente nós encontramos a causa de todo o mal brasileiro.
Isto quer dizer que nós estamos sem uma identidade cultural. É ela que nos faz sentir brasileiros. É por ela também que nos sentimos morretenses. Através da Cultura os indivíduos de uma sociedade se identificam e se sentem parte do grupo ou do povo ao qual pertencem. Cada sociedade tem a marca da sua cultura. Ela é uma espécie de guia, de mapa de orientação para a vida social.
O enfraquecimento da Cultura é a morte do espírito de uma sociedade. Desfaz-se a teia da vida social e os indivíduos agem como bichos. Cada um por si e os deuses por ninguém. A Cultura é a segunda Natureza humana. Se a água e as florestas são tão importantes para a vida do Planeta, a Cultura é o espelho da vida social. Sem ela sequer podemos dizer quem somos e a quem pertencemos. Sem identidade nós somos apenas uma imagem refletida no vazio.

Bugio.

Voltar