SECRETARIA DE CULTURA E ESPORTES E EMATER DE MORRETES ORIENTAM
TRABALHOS COM ARTESANATO EM FIBRAS DE BANANEIRA
 
 
    A Secretaria de Esportes e Cultura de Morretes, junto com a EMATER/Morretes estão incentivando o desenvolvimento do artesanato da Fibra da Bananeira para promover geração de renda entre as famílias de agricultores em Morretes.
    Este trabalho começou no ano de 2000 com a realização de um treinamento regional em parceria da Emater com a ESALQ/USP, e após este treinamento, a realização de vários cursos nas comunidades rurais, onde é feita a extração  das bainhas, esperando o tempo de secagem, obtendo-se vários tipos de fibra, que variam de tom e cor conforme a espécie de bananeira.

 

    Da riqueza natural que a região de Morretes proporciona e pelas mãos dos artesãos ocorre a transformação das fibras em belos e úteis objetos, onde o Grupo "Mãos de Fibra", que conta com a participação de 30 artesãos, realizam experiência de comercialização na "Casa do Caboclo", em frente a Agência do Correios, no centro de Morretes, nos finais de semana e feriados.

    Este local é cedido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Esportes, que já está preparando uma visita à Paraná Educativa, onde os artesãos do "Mãos de Fibra" deverão participar do Programa Alegria de Viver, mostrando seus trabalhos e suas técnicas de fabricação para todo o Paraná, em data ainda a ser programada, bem como já foi feito um curso com o SEBRAE que trouxe para os artesãos, noções de comercialização, programação visual e de qualidade e de custos de produção.

    Magali Moscardi, que faz parte do "Mãos de Fibra" e da Associação de Produtores Rurais do Mundo Novo do Saquarema (APRUMUS) comenta que "o trabalho com a fibra de bananeira tem proporcionado para mim e para muitas pessoas, meios de ocupação e renda através de uma matéria prima abundante em Morretes e que não será mais utilizada pela natureza. É claro que o trabalho com a fibra de bananeira ainda está  em início de experiência e que teremos que avançar com otimismo para que isso seja satisfatório para a produção".

    O Prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos apóia esta iniciativa de parceria entre Município, Estado e Artesãos, "visando a melhoria de vida, bem como o desenvolvimento social e econômico de uma região através de um trabalho pioneiro e de qualidade, onde quem ganha com tudo isso é a comunidade e o município", comenta o Prefeito.
    Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones (41) 3462-3262 (Sec. de Cultura e Esportes - Rosane) ou 3462-1509 (EMATER/Morretes - Ruth

Voltar