Importador negocia gengibre do Paraná

Redação/O Estado do Paraná [02/08/2006]

Foto: Arquivo/O Estado

Gengibre do Paraná para exportação.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) e do Projeto Orgânicos Brasil, recebeu ontem o presidente da importadora americana Yogi Botanicals, Ranbir Singh Bhai, que visita o Estado com o propósito de conhecer produtores de gengibre, erva-mate e temperos orgânicos. Bhai ficará no Paraná até o dia 6 de agosto, cumprindo agenda preparada pelo CIN.  

A multinacional não importa nenhum produto do Brasil, mas desde março vem estudando o potencial dos produtores brasileiros. A Yogi espera conseguir no Paraná, de imediato, o fornecimento de 1.000 a 1.500 toneladas anuais de gengibre orgânico. O primeiro contato com o País foi realizado na feira de orgânicos realizada na Califórnia, através do Projeto Orgânicos Brasil, uma iniciativa da Fiep, Agência de Promoção de Exportações do Brasil e Instituto Paraná de Desenvolvimento (IPD).

A Yogi Botanicals é uma empresa importadora e processadora de produtos orgânicos com escritórios na Alemanha e EUA. Com grande preocupação ecológica, a Yogi apóia iniciativas de pequenos e médios produtores. Nos últimos dez anos, a empresa desenvolveu mais de 75 ervas e especiarias orgânicas vindas do mundo todo. Sua linha de produtos inclui chás de ervas, cereais, bebidas e doces naturais e produtos para cuidado com o corpo.

Agenda

O presidente da empresa, Ranbir Singh Bhai, é responsável pelo desenvolvimento de todos os projetos da Yogi Botanicals, desde o controle de qualidade, integridade orgânica de cada produto até a fixação de fontes de confiança.

No Paraná, Bhai vai conversar com 30 produtores de gengibre orgânico, em Morretes e no Vale do Ribeira; com representantes de chá mate orgânico da Triunfo, em Curitiba, e com 15 produtores de erva-cidreira, menta, capim-limão e calêndula orgânica, em Cascavel.

A vinda do presidente da Yogi ao Paraná faz parte do Programa Comprador, do Projeto Orgânicos Brasil, e será a primeira de seis visitas de importadores agendadas no Estado. As outras visitas estão programadas para acontecer até o final de outubro, quando será realizada a feira Biofach América Latina, em São Paulo.

A Mack Multiples - principal importadora da Inglaterra, a Lehman Natur - importadora da Alemanha, a Organic Valley - principal cooperativa de produtos orgânicos dos Estados Unidos, e a Pacific Organics já confirmaram a vinda ao Paraná.

Projeto Orgânicos Brasil

O Projeto Orgânicos Brasil nasceu de uma necessidade do setor de produtos orgânicos e é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil). O Instituto Paraná de Desenvolvimento (IPD) é responsável pela sua gestão no Estado.

Com enfoque nacional, a iniciativa visa a promoção da exportação de produtos orgânicos. A previsão para sua realização é de dois anos, podendo ser renovado por mais dois. O projeto começou no Paraná e poderá ser replicado nos demais estados com potencial para o desenvolvimento da agricultura orgânica. Mais informações podem ser obtidas no site: www.organicosbrasil.org. 

Voltar