PIANISTA JOÃO GUSTAVO KIENEN EM MORRETES

Dentro da programação dos 273 anos de aniversário da cidade de Morretes, apresentou-se neste último 27 de outubro, no Cine Theatro Morretes, o Pianista João Gustavo Kienen, da cidade de Sabáldia.

João Gustavo é graduado em música pela Universidade Estadual de Londrina, pianista e regente, em 2005 foi laureado cm o Prêmio Internacional Giuseppe Verdi, na Itália. Professor de Arte da rede estadual de ensino do Paraná. Implantou e atuou como coordenador do programa "Apucarana Canta e Encanta", que atende aproximadamente 10.000 crianças na rede municipal de ensino de Apucarana. Em 2004 foi o pianista escolhido para representar a cultura brasileira nas comemorações dos 30 anos da Academia Sangetsu no Brasil, realizada pela Fundação Mokiti Okada, em São Paulo.

Foi beneficiado pelo Ministério da Cultura do Brasil com a Série de Concertos Gehring-Kienen, que realizou 20 concertos de música de câmara pelo estado do Paraná. Na sua formação constam nomes como Roberto Panico, Caio Pagano, Werner Sobotsky, Bárbara Hese-Bukowska, Arnaldo Cohen, Otônio Benvenuto, Emanuel Martinez, Zigmund Kubala. Em 2006 realizará tournée na Itália e em 2007 será o solista convidado da Orquestra Filarmonia de Latina (Itália) onde apresentará o 1º. Concerto de Villa-Lobos para piano e orquestra, sob a regência do maestro Francesco Belli.

Dentro do programa, João Gustavo apresentou Prelúdio nº. 1 (Wolf Shaia), Sapo Jururu (Alceo Bocchino), Etude de Concerto p. 33 (Brasílio Itiberê), dentre outros, o qual foi ovacionado a cada música apresentada. Este evento contou com a presença do Sr. Orisvaldo César, da Secretaria de Cultura de Apucarana e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

 

 

 

MORRETES RECEBE CIRCUITO SESC

SONORA BRASIL - CRIOULO

O Sonora Brasil consiste em levar a música escrita e de tradição oral de diversos estados a diferentes partes do País, divulgando a produção musical brasileira que não é encontrada no mercado usual. Realizado desde 1998, acontecendo em 64 cidades de 20 estados do País, este ano o projeto tem o tema crioulo como motivo de seu desenvolvimento, abordando a música brasileira em seus aspectos mais característicos, influenciada pelas culturas ibérica e africana. O grupo Crioulo tenta passar através da música tradicional do povo do Brasil apresentando de um modo em geral características marcantes calcadas na oralidade, guardada na memória de indivíduos iletrados, inserida em contextos mais amplos de comunidades ágrafas, determinando, de modo único, formas diferenciadas de permanência, de manifestação espontânea e coletiva. Em Morretes este evento aconteceu no dia 16 de outubro, no Cine Theatro Morretes, onde se apresentou o Grupo "Korin Orichá", de Recife, com a Suíte Afro-Recifense, e contou com o patrocínio do SESC Paranaguá e apoio da Secretaria de Cultura e Esportes de Morretes. A entrada foi gratuita e o espetáculo foi apresentado para alunos do período noturno do Colégio Rocha Pombo.

Voltar