NOTÍCIAS SOBRE MORRETES

 

 

PREFEITO HÉLDER CONVOCA SECRETARIADO PARA DISCUTIR ANIVERSÁRIO DE MORRETES

            No próximo dia 31 de outubro, a cidade de Morretes, no litoral do Paraná, completa 272 anos de fundação. Para discutir detalhes sobre a programação oficial das comemorações, o prefeito Helder Teófilo dos Santos (PMDB) marcou para amanhã – quarta-feira, dia 14 de setembro – uma reunião com todos os secretários e diretores municipais, no gabinete do Executivo, a partir das 9 horas.

Fundada em 31 de outubro de 1733, a cidade de economia essencialmente agrícola aos poucos foi descobrindo e desenvolvendo sua vocação para o turismo. Atualmente, Morretes recebe milhares de turistas aos finais de semana, a maioria atraída pelo barreado, prato típico do litoral paranaense, que é servido com esmero em diversos restaurantes da cidade. E agora, Morretes também quer atrair o turismo ecológico e de aventura. Para isso, investe cada vez mais na qualidade de atendimento aos turistas. 

 

SECRETÁRIOS DE CULTURA UNIDOS PELO LITORAL

            Estiveram reunidos neste dia 13, em Paranaguá, na Fundação Cultural, os Secretários e Dirigentes de Cultura do Litoral do Paraná, para efetivar a criação de uma associação voltada a união das cidades litorâneas, com objetivo da formação de projetos de cultura (artesanato, música, teatro, história, entre outros), visando o fortalecimento cultural de toda uma região.            “A importância de nossas cidades estarem unidas pela cultura, representa um avanço significativo para o Litoral, pois precisamos conhecer nossos potenciais e a nossa própria cultura, e a formação desta associação que terá o nome de Instituto de Cultura do Litoral do Paraná ajudará para que nossa região dê um grande passo para o desenvolvimento cultural, histórico e artístico” comenta Rogério Luís Tonetti, Secretário de Cultura e Esportes de Morretes.

 

                                                            MORRETES TERÁ PORTAL TURÍSTICO

Na manhã desta terça-feira (13 de setembro), o prefeito Helder Teófilo dos Santos esteve reunido no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o governador Roberto Requião. Helder foi solicitar a inclusão de Morretes no programa “Portais Turísticos”. O governo do Paraná vai construir os portais em todos os municípios turísticos do estado e o portal de Morretes deve ser construído às margens da BR 277, que liga Curitiba a Paranaguá, na entrada principal da cidade. 

 

 

Museu Paranaense abre exposição sobre a diversidadeda Serra do Mar

Todo vigor da Serra do Mar, a variedade e beleza da flora e fauna estão na exposição “Serra do Mar – a poesia na paisagem paranaense”, desde o dia 31 de Agosto, no Museu Paranaense. Pinturas e fotos da paisagem, animais taxidermados representando a fauna típica da Floresta Atlântica e documentos do cientista e ambientalista descobridor do Pico Paraná, Reinhard Maack, serão algumas das obras que poderão ser conferidas pelos visitantes até 20 de novembro.A mostra apresenta dados históricos do local, como os caminhos históricos, as estradas e os viajantes, por meio de fotos e telas de artistas paranaenses, com a predominância de quadros de Karla Kozák, retratando a vegetação da serra. Obras literárias e maquetes também poderão ser vistas, como uma réplica da estrada de ferro. Maack - A referência sobre as geociências no Paraná é o trabalho do geólogo e geógrafo alemão Reinhard Maack. O cientista será homenageado na Sala Personagens. Professor de Geografia e Física na Universidade Federal do Paraná e ativo ambientalista, Maack deixou uma extensa bibliografia, produzida a partir de pesquisas de campo realizadas na América do Sul e na África, desde 1923 até 1969. Fotos, objetos pessoais, documentos e instrumentos de estudo de campo utilizados pelo cientista estarão à mostra.“Pinheiro, Pinha, Pinhão...” - Na Sala Especial, obras de artistas paranaenses que se inspiraram no pinheiro do Paraná para compor seus trabalhos, mostrarão um pouco mais desse elemento marcante da vegetação. Alfredo Andersen, De Bona, Turin e Lange de Morretes serão alguns dos nomes apresentados, além de músicas e poemas de vários autores paranaenses.“A Fauna da Floresta Atlântica” - Animais taxidermados do Museu de História Natural de Curitiba, como tamanduá mirim, quati, gambá, jacaré, gato-do-mato e tucano estarão em exposição na Sala de Coleções, na mostra “A Fauna da Floresta Atlântica”. A taxidermia é a ciência e a arte de empalhar animais para fins de estudos das espécies. Mensalmente, o museu pretende renovar alguns dos artigos expostos, incluindo mais elementos da fauna da Floresta Atlântica.

 

Serviço: Museu Paranaense
“Serra do Mar – a poesia na paisagem paranaense”
Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco
De 31 de agosto a 20 de novembro
Terça a sexta-feira das 9h30 às 17h30
Sábado, domingo e feriados das 11h às 15 horas
Ingressos: R$ 2,00. Estudantes pagam meia entrada. Menores de dez anos e maiores de 65 têm entrada livre. Aos sábados a entrada é gratuita para todos.
 

 

ROGÉRIO LUÍS TONETTI
Secretário de Cultura e Esportes
Praça Rocha Pombo, 01 - Centro
83350-000 - Morretes - PR
Fone (41) 3462-3262
Fax (41) 3462-1266
Celular (41) 8404-0950

Voltar