RENASCE O GRUPO MARUMBI DE TEATRO

Através da Prefeitura de Morretes - Secretaria de Cultura e Esportes e do Programa PARANIZAÇÃO, do Centro Cultural Teatro Guaira, está ressurgindo o Grupo Teatral Marumbi, em Morretes, dirigido pelo Ator e Diretor Rogério Soares. O grupo está trabalhando desde Junho, sempre com encontros no Cine Theatro Morretes, onde estão desenvolvendo um texto que tem como particularidade, fatos que aconteceram no passado de nossa cidade, com a participação dos jovens Marcos, Lauren, Luis, Ágata, Aisha, Soraia, Lucas, Roana e Nicolle (nomes artísticos).

Através do Projeto Granada, que também faz parte do Paranização, o Grupo pesquisou e elaborou dentro de uma estória infantil, o resgate de personagens e acontecimentos de uma Morretes que hoje só está nos livros ou na memória de alguns poucos filhos da terra.

A peça “SONHO DE SER CRIANÇA”, é uma adaptação da peça infantil Sonho de Sofia (Ana Maria Valério e Mariana Boralli), que falasobre extinção e cuidados com a Terra. Nesta adaptação, o Pico do Marumbi, a Estrada da Graciosa, a Onça Pintada, o Mico Leão, entre outros elementos são lembrados além de fatos pitorescos como o primeiro automóvel da cidade, ou a lenda da vela, também são contados.

A montagem estará em cartaz em meados de Outubro, e já em Dezembro, estará fazendo parte da “Mostra de Teatro do Paranização” que acontecerá em Curitiba, no Mini e no Guairinha.

“Este grupo já fez parte da história de Morretes num passado recente, sendo todo ele composto por filhos de Morretes, e felizmente estamos resgatando e reativando o Grupo Teatral, onde estes jovens estão aprendendo a arte cênica com profissional gabaritado como é o Rogério Soares, de Paranaguá”, comenta o Prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos.

 

LANÇAMENTO DO PROJETO “TURISMO NO LITORAL DO PARANÁ – EMOÇÕES O ANO TODO”

            Acontece neste dia 21 de Setembro, no Santuário Nhundiaquara, o lançamento e Assinatura do Acordo de Resultados do Projeto “Turismo no Litoral do Paraná – Emoções o Ano Todo”, que é um projeto de desenvolvimento do turismo da Região do Litoral do Paraná, alinhado ao Programa de Regionalização do Turismo, que tem a parceria que envolve a Secretaria de Estado do Tursimo e suas vinculadas Ecoparaná e Paraná Turismo, o Sebrae/PR, os Organismos Oficiais de Turismo dos 7 Municípios do Litoral do Paraná, as Associações Comerciais e Industriais dos Municípios e da Ilha do Mel, IAP, IBAMA e cerca de 200 empresários de atividades ligadas ao turismo da Região.

            Neste dia será servido o famoso prato típico do Litoral, o Barreado e terá a apresentação do Grupo de Serestas de Antonina. Maiores informações pelo telefone 41 3462-1024 - Secretaria de Turismo de Morretes.

 

5º CORRIDA DA SERRA DA GRACIOSA

 A Secretaria de Cultura e Esporte de Morretes, em parceria com a Secretaria de Turismo e Secretaria de Saúde estarão apoiando a 5º Corrida da Serra da Graciosa realizada pela Pro-correr e Ironman Sports de Curitiba.A largada será as 09:00 h no São João da Graciosa e chegada no Portal da Graciosa na Br 116, num total de 20 km, esta prova já esta consagrada nacionalmente pela grande receptividade de atletas de outros estados completando sempre o numero de vagas disponibilizadas, este ano as inscrições bateram o record de 550 atletas.Esta corrida tem como peculiaridade a subida de 14 km interruptos, iniciando com a altimeria de 12 m acima do mar e atingindo 980 metros na marca do km 15. Esta característica faz desta corrida uma das mais difíceis do país.A Estrada da Graciosa estará bloqueada para o tráfego de veículos no dia 02 de Outubro (domingo), das 08:00 as 12:00h.Apoio: Prefeituras e Secretarias Municipais de Morretes e Campina Grande do Sul; IAP; DER; Policia Florestal; Policia Rodoviária Estadual e Federal; Hospital Angelina Caron. 

 

 

TESTEMUNHO DA IV CORRIDA DA SERRA DA GRACIOSA

A experiência de completar esta prova, que mais é um desafio pessoal, do que uma competição, gerou vários comentários dos participantes da IV Corrida da Serra da Graciosa. 

A HISTÓRIA DO “SEU MÁRIO”

“Desde o km 5 eu vinha notando que alguém corria a subida da Graciosa a alguns metros atrás de mim, numa velocidade constante e eu não conseguia me distanciar dele. Ao passar pelos postos de água, o pessoal do apoio gritava “Vamos, seu Mário”, “Parabéns, seu Mário”, e continuavam batendo palmas. Lá pelo km 11 tive cãibras nas duas pernas e comecei a andar, e o Mário no ritmo constante me ultrapassou, e durante a breve ultrapassagem trocamos algumas palavras a respeito da distância percorrida, do tempo que tínhamos gasto até aquele trecho da corrida e da nossa chance em terminar no tempo de 2:30h. O “seu Mário” manteve-se entre 100m a 200m a minha frente. Parece-me que ele percebia, pois quando eu acelerava ele também acelerava, procurando manter a distância. A 200m da chegada alcancei-o e trocamos algumas palavras como " ATÉ QUE EM FIM CHEGAMOS!". Acelerei o ritmo e ultrapassei-o em 10m, mas para minha surpresa, quando percebi, o “seu Mário” me ultrapassou a 5m da chegada e não deu tempo de eu reagir. Todo mundo aplaudiu o “seu Mário” e gritou: "AÍ SEU MÁRIO, CONSEGUIU GANHAR DO JAPONÊS". Na volta para casa fiquei matutando: “Quem será esse seu Mário que, ao que parece, todos conhecem, menos eu”. Ao ler o caderno de esportes da Gazeta do Povo de segunda-feira, fui saber quem era o MÁRIO. Trata-se do atleta mais idoso a participar desta corrida - 77 anos de idade.”, Minuro Mise

Voltar