PROVA DE CORRIDA RÚSTICA E CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO NA AMÉRICA DE CIMA EM MORRETES

 

            Aconteceu no dia 09 de Outubro, uma Prova de Corrida Rústica, em comemoração ao Dia da Criança, promovida pela Associação de Moradores AMANTANAL, onde também se encerra o Concurso de Redação e Desenho.            “Estas atividades visam a integração das crianças das regiões da América de Baixo, América de Cima, Marumbi, Fartura e Pantanal, e também trazer um envolvimento maior das famílias das localidades, aproveitando o Dia das Crianças, já que estas atividades terão participação somente dos moradores destes locais” enfatiza Jair Tonetti, um dos organizadores do evento.            Para o Concurso de Redação e de Desenho, os trabalhos foram selecionados por uma comissão composta por representantes da Secretaria de Cultura e Esportes, Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e EMATER / Morretes, onde serão premiados os melhores trabalhos e os vencedores da prova. 

 

 

PRÓ-LITORAL TERÁ PALESTRA EM MORRETES NESTA QUINTA
Sistema Fecomércio discutirá no Teatro Municipal ações para impulsionar comércio e turismo no litoral paranaense

 

Em parceria com a cidade de Antonina, o Teatro Municipal de Morretes (Rua XV de Novembro, 220 - Centro) vai se transformar num importante espaço de discussões sobre como impulsionar o comércio do litoral paranaense nesta quinta-feira, 6 de outubro, partir das 19 horas. A iniciativa é do Sistema Fecomércio (Serviço Social do Comércio – Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac), que desenvolveu o PRÓ-LITORAL, um projeto executado em parceria com as Prefeituras de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. Até novembro, Sesc e Senac estarão realizando, gratuitamente, ações educacionais e sociais para os comerciários e empresários das regiões. Palestras, cursos e oficinas foram estratégias encontradas pelas instituições para a transformação positiva do comércio, turismo e também da qualidade de vida da comunidade. Os participantes estarão debatendo temas como vendas, mercado imobiliário, atendimentos, empreendedorismo, ecoturismo, língua estrangeira (inglês e espanhol), hotelaria, gastronomia, segurança alimentar, saúde, primeiros socorros, artesanato, entre outros. Além de movimentar o comércio durante a temporada de verão, o PRÓ-LITORAL tem como meta a melhoria dos serviços prestados, valorização da região, diminuição do êxodo litorâneo, fortalecimento do turismo e da economia, aumento da produtividade e também a perenidade das empresas.

 

SERVIÇO = PALESTRA: “Litoral - A Mudança Começa em Você”Quinta-feira, 6 de outubro, às 19 horas.Teatro Municipal de Morretes – Rua XV de Novembro, 220. 

 

 

BRDE patrocina reedição do livro “Pintores da Paisagem Paranaense”

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) patrocinou a reedição do livro “Pintores da Paisagem Paranaense”. Numa edição cuidadosa e requintada, o livro - idealizado pela diretora do Solar do Rosário, Regina Casillo - reúne o que há de mais expressivo na pintura realizada por artistas paranaenses ou radicados no Paraná e que se dedicaram a registrar a paisagem local.
            Os pinheiros de Guido Viaro, os ipês de Paul Garfunkel, a marinha aquarelada de Ricardo Koch convivem neste livro com os campos de Theodoro De Bona, a vista do Rio Paraná de Henry Elliot, os bucólicos recantos de Superagui, registrados por Michaud, mais o engenho de erva-mate de Alfredo Andersen e as Cataratas de Iguaçu, de Lange de Morretes.
O Solar do Rosário reproduziu este livro histórico em 2001 e agora, em 2005, repete a publicação após terem sido esgotadas as edições anteriores. Esta edição fac similar representa a volta de um dos livros de arte mais procurados no Paraná, pela sua diversidade temática e riqueza histórica.Os autores que integram esta seleção contam parcialmente a história da arte paranaense. Muitas destas obras só podem ser vistas em raros acervos particulares, enquanto algumas delas se encontram no exterior e dificilmente poderão ser apreciadas. Para percorrer todo este caminho da pintura do Paraná seria necessário fazer um roteiro por vários museus de Curitiba, Palácio do Governo, prefeitura e outros órgãos públicos da capital.

Historiadores, colecionadores e artistas em geral encontrarão neste livro uma curadoria singular. A obra se encontra à venda na Livraria do próprio Solar do Rosário, que está aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, no sábado, das 9h30 às 13h30, e no domingo, das 10h30 às 14h.

 

 

MORRETES PROMOVE 9ª FEIRA DO LIVRO E 1ª FEIRA CULTURAL 

Na feira do Livro de Morretes os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares apresentarão seus trabalhos entre os dias 3 e 7 de outubro. São criações feitas durante as aulas como mensagens, confecções de gibis, charges, poesias, cartões, desenhos e outros que fomentam o hábito da leitura na tarefa de formar o cidadão do futuro. A feira é um projeto desenvolvido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, sempre no segundo semestre, envolvendo escolas municipais, estaduais e particulares. Paralelamente à 9ª Feira do Livro, os alunos da Escola Municipal Desauda Bosco da Costa Pinto vão mostrar o que aprenderam em várias matérias promovendo a 1ª Feira Interdisciplinar Cultural em Morretes, também entre os dias 3 e 7 de outubro. Entre os estabelecimentos de municipais de ensino em Morretes, a escola é a única que atende também as turmas de 5ª a 8ª séries. De acordo com Viviane Cristina Schimure Camargo, Chefe da Divisão do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Morretes, o objetivo das feiras é plantar nos alunos de Morretes o gosto pela leitura e a estimular o espírito crítico.

 

 

CLIMA PRIVILEGIADO E VIABILIDADE ECONÔMICA DO CULTIVO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS PODEM GERAR NOVO SEGMENTO ECONÔMICO EM MORRETES

 

- Tudo começou quando alguns pequenos produtores na região do Rio Sagrado, em Morretes, iniciaram o cultivo da Flor da Suíça. Ao perceber que os jardins eram diferenciados por sua beleza e qualidade das flores, não demorou muito para que alguém pensasse em ganhar dinheiro com o cultivo de plantas ornamentais. Querendo diversificar a atividade econômica do município - hoje fundamentada no turismo gastronômico e nas atividades agropecuárias - Morretes quer aproveitar a bondade do clima e se tornar vanguarda no cultivo de ornamentais. Nesta semana, o prefeito Helder Teófilo dos Santos (PMDB), teve uma reunião com produtores de plantas ornamentais e com os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, e de Turismo, para discutir a organização da 1ª Feira Exposição dos Produtores de Plantas Ornamentais.A feira fará parte do calendário oficial de festejos de aniversário dos 272 anos de Morretes, no final de outubro. O prefeito Helder estuda a intenção de transformar Morretes numa "Nova Holambra", a cidade do interior paulista que mais produz flores e plantas ornamentais no Brasil. De acordo com o prefeito, o clima de Morretes é privilegiado e um novo segmento econômico está surgindo a partir desses produtos.


            O PROGRAMA Nhandara Iguaçu, que conta com apoio da Fundação Honorina Valente, executou no último final de semana várias ações de reflorestamento em diversas áreas da Região Metropolitana da Capital e do Litoral, em comemoração à Semana da Árvore. No sábado (dia 24) a ação de plantio foi desenvolvida em Paranaguá, com reflorestamento no Lar das Crianças Honorina Valente, e também na região da Serra do Mar, em Morretes.

Voltar