PROJETO FERA EM MORRETES,DE 12 A 15 DE DEZEMBRO

FERA – Festival de Arte da Rede Estudantil - faz parte da REC - Rede Estudantil Cultural, que insere a arte no processo educacional da Rede de Ensino do Estado do Paraná e visa estimular o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e de entretenimento para formar e transformar pessoas, e ainda enriquecer o espaço e o tempo escolar. O FERA também é um grande encontro para apresentação e mostras das atividades artísticas produzidas pelos alunos da Rede Pública de Ensino, inscritos e selecionados pelos Núcleos Regionais de Educação.A abertura do FERA em Morretes, será dia 12 de Dezembro, às 09:00 horas no Ginásio de Esportes Luiz Ciroldo Tonetti, com autoridades do município e apresentação da Banda Fera.

Serão oferecidos oficinas de Origami, Decoupagem, Balões, Produção de Tinta, Dança do Ventre, Dança Livre, Circo, Teatro, Linguagem Corporal, Capoeira, Contação de História, Aeróbica, Percussão Artesanal, Canto Coral, Artes Visuais (Costumização), Mudando o Visual.Estas oficinas serão realizadas nas Escolas Municipais e outras instituições, para alunos do ensino fundamental. As inscrições serão feitas pela direção das escolas na Secretaria de Educação de Morretes.As inscrições para apresentações artísticas, dança, música, dentre outras, serão feitas na Secretaria de Cultura e Esportes, para as apresentações artísticas poderão participar todas as crianças do município.O enceramento será dia 15/12/05 pela manha, com desfile dos participantes das oficinas do FERA, que conta com a organização das Secretarias Municipais de Educação e da Cultura e Esportes e Equipe FERA.  

GRUPO DE TEATRO MARUMBI SE APRESENTA NOMINI-AUDITÓRIO DO TEATRO GUAÍRA

 Durante 4 meses, 8 jovens de Morretes participaram do Projeto Teatro, dentro do Programa Paranização, do Centro Cultural Teatro Guaíra, que resultou na finalização do espetáculo “Sonho de Sofia”, que teve como agente responsável o Ator e Diretor Rogério Soares. O grupo está trabalhando desde Junho, sempre com encontros no Cine Theatro Morretes, onde desenvolveram um texto que tem como particularidade, fatos que aconteceram no passado de nossa cidade.“O Marumby já fez parte da história de Morretes num passado recente, sendo todo ele composto por filhos de Morretes, e felizmente estamos resgatando e reativando o Grupo Teatral, onde estes jovens estão aprendendo a arte cênica com profissional gabaritado como é o Rogério Soares, de Paranaguá”, comenta o Prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos.

O grupo se apresenta no dia 07 de Dezembro, às 16h00, no MIni do Teatro Guaira, “e a nossa expectativa é muito grande, pois vem coroar um trabalho de envolvimento de jovens de Morretes e a parceria da Prefeitura e do Teatro Guaira, e sempre dá um “friozinho na barriga”, pois essa é nossa primeira apresentação fora de nossa cidade. Esperamos que o público saia satisfeito com nossa performance e que nós possamos dar continuidade em nossos trabalhos”, comenta Roana, integrante do Grupo de Teatro Marumbi.

 

VIII MARUMBY ORIENTEERINGEM MORRETES

            Orienteering é o esporte mais praticado na Europa. Mais do que o futebol, mais do que o ciclismo. No Brasil estava restrito a área militar sob o pretexto de envolver matéria de segurança nacional. 

 

Felizmente, muito recentemente começou a envolver a esfera civil. Esse esporte, envolver cartas topográficas, preferencialmente de escalas ate 1:20.000 e que o Brasil é super carente.

Domingo, dia 4, na localidade do Porto de Cima, em Morretes, você terá dupla oportunidade de emoções: assistir os envolvidos nessa corrida diferente, ou então, participar de uma atividade extremamente prazerosa, que não se resumo ao simples correr, que até um primata adestrado consegue fazer.

A corrida de orientação consiste em realizar um determinado percurso pré-estabelecido, que em nosso caso será de seis quilômetros. Na hora da largada, o participante recebe um mapa com a região que terá que se deslocar, da forma mais rápida e, ainda, localizar seis prismas vermelhos escondidos.Caberá ao participante determinar a rota mais adequada para encontrar o prisma e, para garantir a localização, em cada prisma existe um alicate picotadora para pressionar no próprio mapa, onde ficarão marcados com pequenos furos e que para cada local, corresponde a determinado desenho.Aos participantes, cabe lembrar de que poucas vezes a rota mais direta é a mais rápida. É preferível buscar estradas e picadas, mesmo aumentando a distância, para obter maior velocidade.Preferencialmente é uma prova individual com largadas de 2 em 2 minutos e condição obrigatória aos da categoria “elite”. São participantes, geralmente das forças armadas, que querem mesmo é competir e afinar seus desempenhos. O outro grupo, chamado “sênior” é para àqueles que têm noção ou já praticaram o esporte e desejam participar, mesmo em ritmo de passeio. Nesta categoria são permitidas participações em dupla, casais, enfim, qualquer forma que o interessado sinta-se mais seguro.A prova não é difícil, é bastante fácil e por isso permissível aos “iniciantes” que antes da largada, receberão uma aula exclusiva de como proceder e participar dessa prova de inteligência. Não podemos esquecer que haverá, ainda, a categoria única para as mulheres.A competição acontecerá independentemente das condições atmosféricas e com duração máxima de 2 horas. A todos os inscritos, receberão um diploma de participação e distribuídas medalhas aos vencedores de cada categoria.

 Passeio de trem no litoral deve ser liberado em janeiro

                Na segunda quinzena de janeiro, os turistas terão mais uma opção de passeio no litoral. A bordo de locomotivas históricas, irão poder respirar ar puro e admirar a beleza da mata atlântica entre as cidades de Morretes e Antonina. Pelo menos esta é a previsão do diretor administrativo regional da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Carlos Dias Augusto. Ontem, técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estiveram no local para fazer uma vistoria para a liberação do ramal para o turismo.

Segundo Carlos, os técnicos saíram satisfeitos com a vistoria. Todos os itens que eles haviam solicitado foram cumpridos. O ramal ferroviário entre as duas cidades ficou desativado durante 15 anos e ele acha que os turistas vão poder contar com o passeio histórico-cultural em janeiro do próximo ano. O primeiro veículo a operar é automotriz, que lembra um ônibus sobre trilhos. Ele foi construído em 1938 na Alemanha. Outra atração é uma litorina, das primeiras a operar entre Curitiba e Paranaguá e que foi recuperada pela associação. É a única unidade preservada no mundo. Ela vai contar com cinco vagões e está destinada a dar suporte logístico. No entanto, a grande atração deve ser mesmo a Maria Fumaça. O trem que vai ligar Morretes a Antonina foi o primeiro a entrar na estação ferroviária de Curitiba, sendo de 1895. A locomotiva está passando por um processo de restauração, mas o projeto ainda precisa de parcerias para ser efetivado. Estima-se que o trem a vapor possa levar um grande fluxo de turistas para o litoral. Em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, 150 mil turistas fizeram o percurso local este ano.

No entanto, as expectativas no litoral do Paraná ainda são modestas. Cerca de 15 mil pessoas inicialmente. O roteiro só poderá ser feito aos sábados, domingos e feriados. Como a associação não tem fins lucrativos, os trens vão ser operados por ferroviários voluntários. Os preços dos passeios também não foram definidos ainda.

 

EM PARANAGUÁ

   Acontece nos dias 16, 17 e 18 de Dezembro, a 1º Festa do Fandango, na praça central da Ilha dos Valadares, em Paranaguá. A festa foi organizada pela Associação Mandicuera, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Haverá comidas típicas, oficinas e atrações como boi de mamão, balainha e bailes de Fandango.

    Maiores informações no telefone 9128-8693 - Aorélio.

Voltar