SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA ENCONTRO

No dia 05 de Fevereiro foi realizado o 1º Encontro com Professores e funcionários da área de Educação no Cine Teatro de Morretes. Encontro esse com lançamento de projetos, dentre eles Educadores em Ação: ARTE DE EDUCAR ESCULPIDA COM TODAS AS MÃOS, projetos elaborados pelos funcionários da Educação, Bruno Cherobim Parolin (Psicólogo) e Sônia Moraes da Costa (Psicopedagoga) e toda a equipe da Secretaria de Educação sob o comando da Secretária Jeani Elis da Silva Oliveira. Dentre os diversos tópicos deste projeto podemos mencionar a essência que é propor a integração dos agentes da educação criando novas soluções e valorizando as já existentes, podemos citar ainda o desenvolvimento coletivo e diversificado no contexto escolar, compartilhando conhecimentos, buscando aprimorar o trabalho em grupo, respeitando principalmente as pluralidades culturais e direitos de cidadania do educando e do educador.
Houve também o Lançamento do Projeto PMAE - Programa Municipal de Alimentação Escolar, elaborado pela Nutricionista Wandriane Maceno, que envolve as funcionárias da merenda escolar e motoristas. Esse projeto abrange todas as escolas que fazem parte da Secretaria de Educação Municipal, com aproximadamente 2.500 crianças, onde o objetivo é padronizar as medidas da alimentação escolar em 25 calorias requeridas pelo PNAE e incentivar os funcionários e melhorar o desempenho no ambiente de trabalho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Morretes

 

SANEAMENTO BÁSICO EM MORRETES NA ZONA RURAL

Foi realizado reunião no dia 09 de fevereiro, no Centro Espírita Jesus Maria José, sobre saneamento básico na zona rural em parceria com Sanepar, Prefeitura Municipal de Morretes e Emater.
Participaram da mesa os representantes do Prefeito Helder, o chefe de gabinete Miguel Schimure, o Diretor de Meio Ambiente Agostinho Luiz Cagni, a representante da Educação Dilcenei Consentino, os moradores das zonas rurais e seus presidentes de bairros e também com a presença do vereador Aroldo Paulo da Silva, dos palestrantes Deogenes (saneamento ambiental), Adauto Correa (gestão de Resíduos Sólidos), a engenheira Sanitarista Sarita e outros.
Durante as palestras houve a interação de todos os representantes rurais de suas comunidades sempre fazendo perguntas em relação a cada palestrante com ênfase na interação para que eles levem às suas comunidades, tendo como contexto da palestra a importância da água no meio em que vivemos.
Morretes produz e consome 2.500 litros d'água por dia e sua capacidade é de 3.500 litros a 24 horas, existe essa compensação, segundo Deogenes que é químico da Sanepar. Morretes também receberá na próxima semana uma estação de tratamento de esgoto para tratamento de 90% de água, em relação ao esgoto gerado.
Em seguida a sanitarista Sarita fez sua palestra sobre tratamento de esgoto/fossa séptica, as doenças causadas pela água, enfim as doenças que a água pode causar se for tratada adequadamente. “É um assunto em que a comunidade da zona rural precisa saber, explicar o valor da água, sobre agrotóxico, mata ciliar, a proteção de fontes, etc.”, comenta Sarita.
O objetivo desta reunião foi promover a participação continuada da população e parcerias em toda a Gestão de processo, objetivando a criação da base fundamental para a preservação do ambiente e dos mananciais de abastecimentos.

 

 

Voltar