Dia do Desafio

 

Sorteio aconteceu no lançamento do evento no SESC Vila Mariana

Cidades do mundo todo numa disputa na qual a principal arma é a atividade física. É o Dia do Desafio 2004, cujo lançamento aconteceu quarta-feira, 5 de maio, no SESC Vila Mariana, com competição marcada para o dia 26.

Evento mundial criado em 1983, o grande desafio das cidades participantes é mobilizar e reunir a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes, a praticarem 15 minutos de atividade física durante o dia.

Sob a coordenação das unidades do SESC São Paulo - responsável pela organização do evento no continente americano - , as cidades inscritas no Dia do Desafio serão agrupadas em sete categorias, seguindo o critério do número oficial de habitantes. Nas cidades brasileiras será considerado o número disponível no site oficial do IBGE, censo de 2000. As cidades participantes receberão um formulário de pesquisa, o Censo de Participação, que é de fundamental importância para traçar um perfil das entidades e do público envolvido em cada município e região, além de orientar nas ações futuras.

No ano passado, 24 países participaram do evento contabilizando um total de 1.548 cidades e 38.244.756 participantes. Os países do Continente Americano participantes são: Antigua, Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, México, Nicarágua, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

No encerramento do Dia do Desafio, o Coordenador de cada cidade deverá informar à Coordenação Regional (SESC de sua região, estado ou coordenação no país, no caso do exterior) o total geral de participantes. A partir dos resultados obtidos, a classificação das cidades será estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes. Lembrando que nem sempre as cidades mais populosas mobilizam a maior porcentagem de pessoas.

História do Dia do Desafio
No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15h - quando a noite já pairava sobre as ruas - as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Porém, o inverno de temperaturas baixíssimas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no hemisfério norte.

História do Dia do Desafio em Morretes
Morretes teve sua primeira participação em 2003, quando então “disputou” com a cidade de Esquipulaz, Estado de Chiquimula, na Guatemala, que tem 15.000 habitantes.
Morretes venceu o Desafio, tendo participação de 7.983 habitantes (52,26%), contra 1.525 habitantes (10,17%) da cidade de Esquipulaz.
O momento marcante de nossa participação foi executado às margens do Rio Nhundiaquara, onde centenas de estudantes, cidadãos e visitantes deram as mãos e abraçaram simbolicamente o rio, num gesto de união e solidariedade.

Este evento tem o controle e o apoio do SESC de Paranaguá, que aqui estará para verificar a veracidade dos relatórios enviados para a Central, bem como o apoio de empresas, escolas, associações de moradores, colégio estadual, colaboradores anônimos e da Prefeitura Municipal.

Como participar?
O Dia do Desafio tem como único objetivo de estimular as pessoas a praticarem 15 minutos consecutivos de atividades físicas, na condição de melhorar sua saúde e a qualidade de vida de seus participantes.

Você poderá fazer esta atividade física sozinho(a) ou com mais pessoas, ou poderá organizar um grupo de amigos, convocar os integrantes da comunidade, juntar os alunos da escola para uma caminhada, andar de bicicleta, ginástica (na empresa, na escola, em clubes), dançar, formar um jogo de futebol, de vôlei, de peteca, bete-ombro, qualquer atividade física está valendo, desde que seja praticada por no mínimo 15 minutos.

Após praticar esta atividade, você deverá ligar para o telefone 462-3600, das 06h00 às 21h00, para confirmar a sua participação, dizendo apenas seu nome, de qual localidade ou entidade está participando, qual a atividade física que fez e o número de pessoas que participaram. Viu como é simples?

Cada registro de participação é muito importante para o total geral a ser alcançado por Morretes. Depois que todas as cidades computarem seus números, os resultados finais serão divulgados e aí então teremos os “vencedores”, que na verdade seremos todos nós que estaremos além do corpo, exercitando a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começaremos a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.

Participe!! Maiores informações nos telefones 8805-1665 / 9154-2866 / 9609-5640.

Um abraço e até dia 26 de Maio, quarta-feira, o Dia do Desafio.


ROGÉRIO LUÍS TONETTI
Secretário Municipal de Cultura e Esportes de Morretes / PR
(41) 8805-1665

Veja aqui como foi o evento anterior.