O apoio:

www.morretes.com.br

Patrocinadores das Premiações:

  • Banco do Paraná
  • Dom Bosco
  • Imprensa Oficial
  • Parque Águas Claras
  • Rádio Rock

Coordenador do Projeto

Gilberto Gnoato.

Voltar

Iª Gincana Histórico-Cultural da Cidade de Morretes Litoral Paranaense.

Data: dia 10 e dia 11 de novembro de 2006

Horários: Sexta feira das 7:30 às 11:30
Sábado das 7:30 às 11:30

Local: A Gincana da sexta feira, será realizada no “calçadão” da cidade, a partir das 10:00 horas e se encerrará às 11:30. Entre 7:30 e 10:00 o evento estará acontecendo na Escola Estadual Rocha Pombo (rua da Igreja da Matriz) A Gincana do sábado pela manhã se realizará no Ginásio de Esportes da Cidade (rua da Prefeitura).

Participantes: Quatorze escolas rurais da rede Municipal de ensino e uma escola Estadual, com a participação estimada em 500 alunos Faculdade e Colégio Dom Bosco de Curitiba, com a participação de 70 alunos.

Objetivos: Trata-se de uma inserção pedagógica de “ação cultural”, cuja finalidade é ritualizar a História, a Cultura e a Natureza local, com o objetivo de reativar a ancestralidade identitária da cidade.

Metodologia: Há um mês a equipe organizadora iniciou o envio de tarefas às escolas participantes, através do SEDEX. Os alunos, professores e a comunidade foram envolvidas na resolução das referidas tarefas, com um lastro de 30 dias para que possam estimular a criação de uma Rede de Apoio comunitário à missão. A confecção das tarefas foram o resultado de um ano de pesquisa local , por parte dos alunos da Faculdade Dom Bosco. As escolas continuarão reenviando à comissão organizadora (sede em Curitiba) as respostas solicitadas, até a véspera do evento. Trata-se de um questionário acerca dos aspectos históricos, culturais e ambientais da região e outras atividades que identifiquem a vocação identitária do Município. No dia da Gincana serão desenvolvidos alguns trabalhos de Dinâmica de Grupo e outras atividades competitivas que serão avaliadas por uma comissão julgadora, previamente constituída. Pelos acordos já estabelecidos, a Gincana passará a fazer parte da Agenda cultural da cidade, por meio de um convênio entre a Prefeitura local e o grupo Dom Bosco.

Relevância do trabalho: O Paraná é um Estado em busca da sua identidade. Sobretudo em tempos de “mundialização” e conflitos fronteiriços, nunca a temática Identidade, esteve de tal forma , à tona das discussões . Deve-se levar em conta também que a História do Paraná teve início no litoral e que este foi o pivô do desmembramento da Província de São Paulo para o nascimento da Província do Paraná em 1853/54. Por conta do beneficiamento da erva-mate em Morretes, esta, adquiriu autonomia e independência econômica tornando-se o principal motivo da emancipação política do Paraná. Nos últimos vinte anos a cidade tem sofrido o impacto do turismo, hoje, a principal fonte de renda do Município e da microrregião litorânea. É justamente aquilo que constitui a Identidade local (História, Natureza e Cultura) que tornou-se alvo de interesse daqueles que visitam a cidade. Levar o conhecimento da ancestralidade local a seus moradores, através de uma Pedagogia Cultural, parece ser uma das chaves que abrirão as portas para o acolhimento de seus visitantes e do desenvolvimento comunitário.