Iª Gincana Histórico-Cultural da Cidade de Morretes Litoral Paranaense.

Ver as fotos.

Sobre a gincana.

     Com muita frequência se ouve dizer que o Paraná é um Estado em busca da sua identidade. No passado, o nosso litoral teve presença significativa na emancipação política da Província. A nossa história começou pelo litoral e Morretes foi o pivô deste avanço político, graças aos engenhos de soca da erva-mate, instalados na cidade e que deram a ela autonomia econômica para a nova Província desarticular-se de São Paulo.

      A Iª Gincana Histórico-Cultural e Ecológica realizada este ano em Morretes, foi a institucionalização de um “ritual”, já que ela passa a figurar daqui para frente na Agenda Cultural do Município. Isto quer dizer que ela se repetirá ritualísticamente todos os anos. Sua ritualização não se deu ao acaso. Foram alguns anos de relacionamento entre o Planalto e o Litoral.

     O site de Morretes (morretes.com.br) através do meu amigo Cesar de Moraes, antes o Jornal do Leste e agora; um convênio assinado entre a Prefeitura local e a Faculdade Dom Bosco, levaram à cidade, nos dias 10 e 11 de novembro, uma centena de acadêmicos que empolgadamente ajudaram as Escolas do Município e do Estado a realizarem essa Gincana.

      Agradecimento especial ao curso de Psicologia e também aos cursos de Educação Física e Administração. Os alunos da Educação Física operacionalizaram grande parte das tarefas solicitadas pelos alunos do curso de Psicologia que durante um ano se reuniram semanalmente para organizar o projeto de Pesquisa e Ação Cultural que culminou com a realização do “ritual”.

      Agradecimentos ao professor Gil Vicente, professora Marielda, professora Rose, professor Fabio Tha e professor Tosin. Além do apoio do Dom Bosco, tivemos o patrocínio do Banco do Paraná, Rádio Rock, Parque Àguas Claras, contactado pela querida amiga Sandra, com divulgação no jornal Estado do Paraná e a grande força do caro amigo Celso Garcia. Agradecimentos à Imprensa Oficial, à comissão julgadora da gincana, especialmete agradecendo à dona Laurice e ao Vitamina, Secretaria Municipal de Educação de Morretes, às escolas participantes e ao Colégio Rocha Pombo.
Obrigado a todos.

Gilberto Gnoato,
“morretense de coração” e idealizador do projeto

Voltar